quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Professor Nelson Braga Jr.


Nelson Braga, nascido em Campinas, em 18 de fevereiro de 1968, o artista plástico Nelson Braga Junior teve sua inclusão no universo das artes plásticas tardiamente, embora desde a infância demonstrasse uma grande afinidade com o desenho. Em 1999, fascinado pela pintura de Caravaggio, percebe que a pintura seria o empenho da sua vida.
Conhece Álvaro de Bautista, professor do Instituto de Artes da Unicamp, profundo conhecedor de técnicas antigas de pintura. Começa a ter aulas com o mesmo e a seu convite freqüenta durante três semestres as aulas de desenho e pintura de desnudo na Unicamp.
Em 2001, orientado por Álvaro, viaja à Europa e em Madrid freqüenta as aulas na Faculdade de Belas Artes a convite de Manuel Narvaz Patinho, professor da Faculdade e grande amigo de Álvaro. Nelson usa em seus trabalhos, essencialmente, o recurso de velaturas, técnica muito empregada por grandes pintores da Antigüidade como DaVinci, Tiziano, Rubens, Rembrandt e outros.
O foco de sua pintura é a figura humana caracterizada por um grande domínio técnico e, embora suas referências técnicas estejam no passado, não pretende estabelecer épocas ou ismos à sua pintura, mas sim que ela seja fruto de uma relação prazerosa com a arte, livre para se tornar atemporal.
Ministra aulas de pintura óleo sobre tela na Casa da Arte Campinas há mais de 4 anos, sempre às sextas feiras de 9:15 às 12:15 e de desenho artístico também às sextas feiras de 14:00 às 17:00 h.

Nenhum comentário: